Em pouco mais de um ano desde a sua entrega, o Abitte Bordeaux consolidou-se como um dos empreendimentos de maior valorização no mercado imobiliário de Cuiabá. O condomínio, da incorporadora Abitte Urbanismo, registrou um crescimento de 60% no valor do metro quadrado, desde seu lançamento em 2022, passando inicialmente de R$ 1.100 para R$ 1.800, em 2025.
Nesta entrevista, o CEO da Abitte Urbanismo, Francisco Colnaghi Neto, detalha os fatores que contribuíram para esta valorização e compartilha a visão que norteia o futuro da incorporadora e do desenvolvimento urbano da região.

- Quais fatores você acredita ser os que mais contribuíram para essa valorização?
Francisco Colnaghi Neto: A valorização de 60% no valor dos terrenos do empreendimento Abitte Bordeaux foi impulsionada, principalmente, por três fatores interligados. Primeiro, o boom econômico do estado de Mato Grosso, puxado pelo agronegócio, atraindo profissionais e despertando residentes de alto poder aquisitivo, o que eleva a demanda por imóveis de referência, qualidade e com visão de futuro para investimentos ou moradia. O segundo, considero que está relacionado à localização estratégica do primeiro bairro planejado, o Vinhedos Oliveiras, uma área de 10 milhões de m² em expansão na região da Avenida Antártica e Contorno Norte, próxima a shoppings, hospitais e centros comerciais, o que acelera a valorização urbana. O terceiro, acredito que a execução e o compromisso da Abitte Urbanismo ao buscar entregas antecipadas e manter um relacionamento próximo com quem investiu, gera confiança na incorporadora, sinalizando uma percepção de investimento seguro.
- Como a localização e o conceito de bairro planejado influenciam na valorização do empreendimento?
Francisco Colnaghi Neto: Vinhedos Oliveiras é o primeiro bairro planejado com conceito Smart City dentro do perímetro urbano de Cuiabá, por isso, um verdadeiro diferencial. Destaco que a Abitte Urbanismo tem consolidado seus projetos visando um crescimento sustentável para Cuiabá, com entregas, obras e empreendimentos que respeitam tempo, prazos e, especialmente, a natureza local. Com ampla acessibilidade, localizado entre avenidas principais, o Vinhedos Oliveiras apresenta pouco tempo de distância para o centro (cerca de 10-15 minutos). Também destaco o pioneirismo em implantar o verdadeiro conceito de bairro planejado, bem como um Masterplan que inclui ciclovias, eletropostos, wi-fi público, praças e muitos outros atrativos inovadores, que elevam o padrão urbano, atraindo quem busca um desenvolvimento ordenado e integrado à natureza, sem sair da capital mato-grossense. Isso resulta em uma valorização acelerada. Regiões planejadas, como essa, valorizam mais que bairros tradicionais, pois garantem infraestrutura futura moderna.

- O que diferencia o Abitte Bordeaux de outros condomínios fechados de alto padrão da região?
Francisco Colnaghi Neto: O condomínio Abitte Bordeaux se destaca como o primeiro condomínio horizontal no bairro planejado Vinhedos Oliveiras, com 294 lotes unindo paisagismo elegante, área de lazer completa piscina com borda infinita, wine bar, quadra de tênis, coworking e espaços de bem-estar. Condomínios concorrentes são mais isolados e menos integrados a um ecossistema maior visando um olhar de futuro especialmente para a localização e tudo que a região irá proporcionar aos moradores.
- Como a infraestrutura de lazer, segurança e sustentabilidade impactam na atratividade e no preço dos lotes?
Francisco Colnaghi Neto: A infraestrutura eleva a atratividade dos compradores ao oferecer lazer completo promovendo a qualidade de vida familiar. Mensalmente, a Abitte incentiva o convívio dos moradores com eventos e confraternizações considerando que estes momentos incentivam diretamente a utilização das áreas de infraestrutura. Ou seja, a vivência na prática dos moradores com o condomínio. Além disso, a segurança via Smart City (monitoramento integrado, guarita 24h) e sustentabilidade (ESG com reuso de água, coleta seletiva e 3 milhões m² de verde), destaques do bairro Vinhedos Oliveiras, atraem investidores conscientes. São pilares que aumentam a retenção de moradores, elevando o preço médio da valorização.

- A entrega antecipada (6 meses antes) do condomínio também teve papel nessa valorização?
Francisco Colnaghi Neto: Com certeza. A entrega antecipada foi muito importante, gerando confiança imediata. O evento de inauguração, que reuniu 400 pessoas, destacou a qualidade e o compromisso da incorporadora Abitte, reforçando uma reputação de confiança. Para a Abitte, foi um atrativo para vendas rápidas, contribuindo para uma ótima valorização total de 60%.
- Quem é o público que mais tem investido nesses terrenos: famílias, investidores ou ambos?
Francisco Colnaghi Neto: Ambos, com equilíbrio: famílias de classe alta ou investidores em sua maioria envolvidos com o agronegócio ou setor público. As famílias buscam um estilo de vida diferenciado na capital mato-grossense, com lotes para uma construção personalizada e de arquitetura única. Já os investidores enxergam alto retorno e visão de futuro. Comparando com outros lotes horizontais, nenhum oferece o que o Masterplan do bairro Vinhedos Oliveiras irá proporcionar com o diferencial se estar dentro do perímetro urbano da cidade.

- Há uma percepção de que condomínios fechados são tendência crescente no mercado imobiliário. Acredita que essa valorização pode se manter nos próximos anos?
Francisco Colnaghi Neto: Sim, em nossa visão a tendência é clara: condomínios horizontais fechados é um modelo de moradia amplamente desejada impulsionada pela demanda por segurança, organização, conforto, lazer completo próximo de casa, convivência, além da necessidade de viver com mais “verde”, natureza e paisagismo pós-pandemia.
- De que forma a Abitte pretende aproveitar esse bom momento para futuros lançamentos?
Francisco Colnaghi Neto: Estamos empenhados no desenvolvimento do primeiro bairro planejado de Cuiabá, Vinhedos Oliveiras, com o terceiro empreendimento lançado: o Abitte Champagne (lançamento em março de 2025), que tem como destaque o complexo aquático, quadras e vistas panorâmicas da cidade de Cuiabá. Já o Lago Di Vino, condomínio mais exclusivo, tem como diferencial, lagos, fiações subterrâneas e quadras de tênis cobertas e muito mais. Aproveitamos o momento fortalecendo nossas parcerias com rodadas de negócios com as principais imobiliárias de Cuiabá e eventos com especificadores arquitetos, reforçando networking e vendas saudáveis com o público certo para um crescimento planejado do bairro.

- Qual mensagem você deixaria para aqueles que avaliam investir em terrenos localizados em condomínios fechados de alto padrão?
Francisco Colnaghi Neto: Invista com visão de longo prazo: priorize projetos como o Abitte Bordeaux, Abitte Champagne ou Lago di Vino, onde a localização estratégica é defendida por um crescimento planejado, ordenado com respeito à natureza local e à sustentabilidade. Avalie seu perfil, para escolher o melhor projeto para você: famílias ganham em qualidade de vida e realização de sonhos, investidores em liquidez e valorização. Busque atendimento com especialistas nos projetos, parceiros imobiliários de sua confiança. Análise oportunidades reais para construir patrimônio com a Abitte, uma incorporadora que está no mercado há mais de 30 anos e com projetos a longo prazo na região.



